DICAS DE USO

Confira as dicas de uso para manter sempre em dia seus produtos

Baixe as dicas de uso para motores 4T. Clique aqui para Baixar

Fique atento a gasolina velha

Caso seu motor fique parado, sem funcionamento por muito tempo, certifique-se que a gasolina não esteja velha, pois pode comprometer o sistema de alimentação e muitas vezes te deixar na mão na saída da embarcação ou no meio do passeio. Evite transtornos nos seus momentos de lazer e se previna com possíveis problemas.

Retire a gasolina do tanque

Para não danificar seu motor enquanto não estiver em funcionamento, lembre-se de retirar a gasolina do tanque. Esse procedimento é indicado pois a gasolina não só perde suas propriedades como também começa a afetar prejudicialmente os filtros, bicos, injetores e todo o sistema de combustível. Para não desperdiçar, você pode utilizar a gasolina em outro veículo. Caso não saiba, a gasolina tem vida útil de três meses e uma opção à drenagem do tanque é o uso de aditivos que ajudam a preservar as propriedades do combustível.

Serviço completo

Uma das recomendações para não danificar o motor quando estiver parado é passar cera no capô, aquela usada em carros. Fazendo isso uma vez a cada dois meses é suficiente para não deixar manchas.

Lubrifique

Todo equipamento que funciona na água deve ter uma manutenção constante. O motor de popa precisa estar sempre lubrificado. Verifique qual o produto indicado pelo fabricante e realize a aplicação conforme indicado no manual do proprietário. Desta forma, seu motor ficará protegido durante o período parado.

Lave o motor

Tanto para água salgada como água doce, a lavagem do motor de popa é necessária. Primeiro “adoce” o sistema interno, esperando alguns minutos para ele esfriar, assim, evita-se danos ao bloco por diferença de temperatura com o equipamento desligado.

A lavagem deve ser feita com pouca pressão de água e sempre com água aplicada de cima para baixo. Lave somente os cabeçotes e a descarga sem deixar molhar o motor de arranque. Depois ligue o motor para que a bomba de água possa liberar a água para fora do sistema. Pratique navegação segura e lembre-se de ficar longe do hélice e manter o motor em ponto morto.

De olho nos anodos

Um dos componentes mais básicos de qualquer motor de popa, o anodo tem a função de ser sacrificado poupando outros componentes mais caros e sofisticados, por isso chamado de “anodo de sacrifício”.
Para mantê-lo sempre em ordem evitando problemas maiores com o motor, o mesmo deve ser substituído por outro quando a corrosão atingir 50% do seu tamanho. Por isso, em todas as revisões do motor, não esqueça de exigir que seja trocado o anodo, ou no mínimo, que ele seja limpo com bastante água doce.
Para saber se seu anodo de sacrifício está funcionando corretamente, realize um teste de continuidade com o motor. Fica a dica.

Não use combustível de má qualidade

Uso de combustível de má qualidade, contaminado por impurezas, adulterado, ou envelhecido devido ao uso não contínuo do motor de popa com combustível mantido no tanque pode danificar seu motor. Fique de olho!

Limpeza água doce

O motor de popa requer manutenção constante, pois em geral tudo que funciona em água, sendo doce ou salgada, sofre um desgaste natural, e é inevitável a ação da corrosão, pela água e pelo sal, principalmente quando fica parado por um grande período. Nesse caso, se o motor é usado no mar ou em água doce, a dica é “adoçar” o motor de popa antes de pará-lo, garantindo a limpeza dos resíduos insalubres para que não fiquem alojados e impregnando juntas e componentes internos.

Peças genuínas

Utilize somente peças genuínas Suzuki Marine para manter o bom estado do seu motor de popa.

Não deixe a gasolina parada.

Para que a gasolina que se encontra no sistema seja consumida e não se deteriore, causando danos ao motor, funcione-o pelo menos uma vez por semana, entre 15 e 20 minutos.

Não use gasolina aditivada

Use somente gasolina comum, pois a gasolina aditivada tem detergentes, e isto não combina com o óleo náutico 2 tempos (TCW3), que acaba não lubrificando o interior do motor de popa. Sempre que você terminar de usar seu motor, não deixe de esgotá-lo, tirando a mangueira do tanque, e deixe ele funcionando até acabar toda a gasolina do carburador.

Fique atento as velas

As velas devem estar sempre limpas e descarbonizadas. Se elas apresentarem acúmulo de carvão, fique atento. Isto pode comprometer o funcionamento do motor.

Não ligue o motor fora da água

Nunca arranque o motor fora da água, mesmo que seja apenas por alguns segundos. Os motores resfriados a água aquecerão muito rapidamente quando forem iniciados ao ar livre, o que pode levar ao desgaste prematuro.

Verifique a RPM

Cada motor é projetado para operar dentro de uma faixa específica de rpm. Operar o motor acima dessa faixa reduzirá sua vida útil. Verifique o manual do proprietário para garantir que o barco está funcionando na rpm correta quando você opera com aceleração total.

Verifique o hélice

Mesmo pequenas rachaduras e desalinhamento no hélice irão induzir vibrações que irão resultar em desgaste prematuro. Sempre verifique seu hélice cuidadosamente após cada uso.

Faça a troca de óleo periodicamente

Nós trocamos o óleo regularmente em nossos veículos, mas surpreendentemente muitos navegantes esquecem essa tarefa crucial. Como muitos barcos menores não vêm com medidores de horas, é fácil perder a noção de quanto tempo passou desde a última troca de óleo. Acompanhe as horas de uso do motor em um livro de registros, para que você sempre saiba quando deve levar seu motor a um concessionário autorizado Suzuki Marine para realizar manutenções periódicas.

Troque os filtros

Enquanto normalmente substituímos o filtro de óleo por cada troca de óleo, é importante substituir todos os filtros do motor conforme o tempo especificado no manual do proprietário Suzuki Marine. Isso inclui filtros de combustível e filtros de ar. Negligenciar esses componentes vitais reduzirá a vida útil do motor. Siga sempre o cronograma de substituição.

Limpeza regular

Os motores se deparam com todos os tipos de detritos que podem acumular-se em seu interior, reduzir o desempenho e, por fim, levar a desgaste prematuro. Mesmo coisas aparentemente inofensivas como lodo e algas podem se acumular e causar problemas, seja bloqueando passagens internas ou revestindo a superfície externa do motor e mantendo o calor. Uma limpeza regular elimina essa ameaça.

Verifique o lubrificante da caixa de engrenagens

Um dos problemas mais comuns com as unidades de transmissão de popa é o dano de engrenagem resultante da infiltração de água na caixa de engrenagens. É por isso que é preciso verificar o lubrificante da caixa de engrenagens regularmente. A operação do motor sem lubrificação resultará em danos às engrenagens e transformará um reparo bastante simples em um muito mais caro.

Atendimento: das 8h00 às 18h00

Segunda a Sexta