FAQ

Está com dúvidas?

Confira as principais perguntas abaixo, caso necessite entre contato conosco.

Pergunta: A garantia é transferível para segundos proprietários?

Sim. O primeiro comprador pode transferir o período de garantia restante para um segundo comprador, desde que o motor de popa seja inspecionado e o processo de transferência seja registrado por um concessionário autorizado Suzuki Marine para que a garantia continue vigente. Também é importante mencionar que a transferência de garantia só se aplica a unidades utilizadas para fins recreativos.

Pergunta: O que são atividades de lazer/recreativas e atividades comerciais/profissionais?

Atividades de lazer/recreativas são aquelas em que o proprietário usa seu motor de popa somente para lazer pessoal. Atividades para fins comerciais/profissionais são aquelas em que o comprador usa seu motor de popa para outros fins que não o lazer. Se um mesmo motor de popa for utilizado tanto em atividades de lazer/recreativas como comerciais/profissionais, este será classificado como de uso comercial/profissional.

Pergunta: Qual a responsabilidade dos concessionários autorizados Suzuki Marine nos termos desta garantia?

Os concessionários autorizados Suzuki Marine deverão inspecionar adequadamente cada motor de popa antes da entrega. Deverão, também, executar as revisões obrigatórias e reparos cobertos pela garantia sempre que solicitado. Os concessionários autorizados Suzuki Marine também deverão fornecer qualquer informação que o proprietário precisar.

Pergunta: A garantia cobre custos como reboque ou deslocamento do mecânico até o local onde o motor se encontra?

Não, a garantia se limita a reparos no motor, executados nas dependências de um concessionário autorizado Suzuki Marine. O cliente deverá procurar o concessionário autorizado Suzuki Marine mais próximo caso não haja um em sua cidade.

Pergunta: Como ocorre a situação conhecida como “calço hidráulico”?

A entrada de água nos cilindros pode ocorrer através dos sistemas de escapamento, admissão, carburadores ou injeção eletrônica, ocasionando o que se chama de “calço hidráulico”. A entrada de água pode ocorrer quando: (a) o motor é transportado horizontalmente sem a drenagem completa da água de refrigeração; (b) o motor é acelerado totalmente em marcha a ré; (c) a marcha avante é revertida bruscamente para a ré; (d) o motor é parado bruscamente, sem permitir a desaceleração até a marcha lenta; (e) o motor ou a embarcação são submergidos; (f) o combustível está contaminado por água; (g) o motor é lavado com esguicho ou algo similar; (h) o motor de popa é instalado inadequadamente na embarcação; (i) a embarcação é lançada ou retirada da água com reboque ou carreta; (j) o motor é operado em profundidade excessiva, especialmente quando está ancorado. Lembramos que a situação conhecida como “calço hidráulico” também pode ocorrer se o motor for transportado incorretamente. Por essa razão, recomendamos fortemente que o Manual do Proprietário seja sempre consultado.

Pergunta: Quais são alguns casos que podem ser classificados como negligência?

Alguns exemplos são: (a) transporte e/ou fixação irregular; (b) operação do motor com uma peça quebrada ou defeituosa, o que pode causar a falha de outra peça; (c) operação do motor sem óleo, etc. Sempre que o proprietário tiver qualquer dúvida sobre operações ou revisões, não hesite em contatar um concessionário autorizado Suzuki Marine para obter mais informações. Pergunta: Durante o período de garantia, quais custos são responsabilidade do proprietário? Todos os reparos não cobertos pela garantia, danos por acidentes ou colisões e todos os custos de serviços de revisão periódica são responsabilidade do proprietário.

Atendimento: das 8h00 às 18h00

Segunda a Sexta